Hora do Planeta. É amanhã!!!

posted by amoura @ 6:07 PM
22 de março de 2013

A Hora do Planeta é uma iniciativa global da World Wildlife Fund, conhecida mundialmente como WWF, para relacionar o consumo de energia às mudanças climáticas e mostrar como as pequenas ações podem fazer uma grande diferença para minimizar os efeitos do aquecimento global. A Hora do Planeta acontecerá amanhã, 23 de março, das 20h30 às 21h30. Apague a sua luz também!

O McDonald’s, por exemplo, pelo quinto ano consecutivo, os restaurantes  participarão da Hora do Planeta. Amanhã, das 20h30 às 21h30, todos os restaurantes da rede no Brasil desligarão seus luminosos externos, em um ato simbólico contra o aquecimento global e outros problemas ambientais. As páginas da rede no Twitter e no Facebook também serão “apagadas” durante a Hora do Planeta 2013. A empresa ainda realizará uma campanha para incentivar os funcionários, fornecedores e franqueados a desligar as lâmpadas e os equipamentos elétricos em suas casas durante o evento. Além disso, a McDonald’s University, o Instituto Ronald McDonald, o Espaço da Família (Barretos, SP) e as Casas Ronald de Campinas (SP), do ABC paulista e do Rio de Janeiro também apagarão as luzes de suas sedes por uma hora. “Além de promover e participar de importantes projetos que visam a sustentabilidade, o McDonald’s quer engajar seus funcionários na luta pela preservação do meio ambiente”. ressalta o Diretor de Comunicação da Arcos Dourados no Brasil, Hélio Muniz.

Um dos projetos de maior sucesso da rede foi exatamente ideia de um funcionário. O técnico de manutenção Antônio Lindomar da Silva observou que o sistema de ar-condicionado do restaurante em que trabalha, em Natal (RN), gerava uma grande quantidade de água condensada que poderia ser reaproveitada para limpeza da área externa e irrigação de jardins. Com a iniciativa, houve uma economia de 1,2 mil dos oito mil litros que eram consumidos diariamente pelo restaurante.

Outra ação sustentável do McDonald’s foi a implantação de painéis solares em cerca de 60 restaurantes. Com esta prática, a rede conseguiu manter praticamente os mesmos custos com consumo de energia elétrica, apesar do aumento dos restaurantes que passaram a oferecer café-da-manhã, e por isso começam suas atividades mais cedo, da expansão dos pontos com atendimento 24 horas e da quantidade de restaurantes no país.

Além disso, a cultura dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteia as políticas de compras, a logística de distribuição e também a operação dos restaurantes, com iniciativas como redução de estoques e de materiais utilizados nas embalagens, coleta seletiva e reciclagem de papel.

 

Leave a Reply