Projetos ambientais da Braskem elevam o reúso de água da companhia

posted by amoura @ 11:17 AM
29 de abril de 2013

 

 Dois grandes projetos desenvolvidos pela Braskem nas unidades do ABC Paulista e na Bahia elevarão a taxa de reúso de água da companhia em 36% neste ano. O Aquapolo, desenvolvido em São Paulo, e o Água Viva, projeto da Unidade de Insumos Básicos (UNIB) da Bahia, levarão à Braskem até 2 mil metros cúbicos de água por hora, gerando benefícios que vão além da economia de água potável, reduzindo o uso de produtos químicos no tratamento de água, além de proporcionar um menor impacto nos recursos hídricos das regiões onde os projetos estão alocados.

 O Água Viva elevará, na sua primeira fase, em quase 140 litros por segundo o uso de água reciclada na unidade onde está implantado. Já o Aquapolo, considerado o maior projeto de tratamento de água para uso industrial da América Latina, fornece atualmente à companhia quase 1000 metros cúbicos por hora, tornando mais de 90% da água utilizada na empresa em água de reúso.

Para o engenheiro Fernando Gomes, diretor do Aquapolo, a tendência é que as empresas, a cada dia, busquem preservar o meio ambiente e, consequentemente, investir na questão dos recursos hídricos, como foi o caso da Braskem. “A região do ABC paulista apresenta o menor índice de disponibilidade hídrica de São Paulo e concentra o mais importante polo industrial do Estado. A Braskem é uma das maiores empresas do local e deu um importante passo ao estabelecer a parceria que viabilizou a implantação do projeto”, diz.

Os benefícios do investimento no reúso de água compreendem não só a economia de água potável, mas também reduzem o uso de produtos químicos no tratamento de água e o impacto nos recursos hídricos das regiões onde os projetos estão alocados. Para Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, investir em projetos como o Aquapolo e o Água Viva são objetivos da empresa, que, a cada dia, busca desenvolver ações sustentáveis diferenciadas. “Crescer de forma sustentável, com foco em excelência nas questões de saúde, segurança e meio ambiente, é uma diretriz estratégica para a empresa. Para 2013, estão previstas várias outras iniciativas para a redução do uso de recursos naturais”, conta.

Leave a Reply