Água como inspiração artística

posted by amoura @ 3:51 PM
5 de junho de 2013

Água caindo da chuva. Água atravessando o rio. Água na imensidão do mar. Água que respinga. Para quem faz arte, água é inspiração. Mais do que um bem precioso para a existência da vida, é poesia em diferentes formatos e cores aos olhos de quem canta, escreve, pinta ou fotografa a temática. Convidados pelo caderno Futuro da Água a falar sobre a relação da água com seu trabalho, artistas baianos se debruçam na poesia para descrever sentimentos, vivências e sensações ligados à importância de cuidar da água e trazê-la para o nosso dia a dia com a mesma entrega a que se dedicam à música, à poesia ou à arte visual. Sem ela, nem arte, nem vida!
Água e Arte_Carla VisiCarla Visi – cantora

“O meio ambiente começa dentro da gente”. Assim vejo o mundo e, transformando-me em uma pessoa melhor, quero transformar o ambiente em que vivo. Sempre acreditei na força da arte para sensibilizar as pessoas para as questões mais diversas. A música chega ao coração sem pedir licença. Então, parti dessa ideia para criar o show Canto para Natureza, no ano 2000. Fazíamos, através da música brasileira, uma viagem pelas manifestações da Natureza: sol, pássaros, matas, água, ar, os ciclos da vida, o planeta Terra… Depois de alguns anos, fui convidada pela Embasa para fazer um show na Concha Acústica para alunos das escolas públicas no Dia da Água. Adaptei o repertório e dediquei um momento do espetáculo para essa fonte de vida. A água está em nós na mesma proporção em que se encontra no planeta Terra, em torno de 70%. As primeiras estruturas vivas se desenvolveram na água. Somos gestados em líquido no útero materno. A água garante o bom funcionamento do organismo ao irrigar todo o nosso corpo. O Brasil possui as maiores reservas de água doce do mundo, além da rica biodiversidade e um potencial humano maravilhoso. Tudo isso, aliado à tecnologia e ao conhecimento, pode nos tornar o maior exemplo de gestão sustentável do mundo. Para haver qualidade de vida e um planeta saudável, precisamos zelar pelos rios, lençóis, lagos e mares e garantir o ciclo natural das águas.
Água e Arte_Matilde MatosMatilde Matos – artista plástica e crítica de arte

Nasci no Rio Grande do Norte, onde aprendi muito cedo a venerar a água como nosso bem maior. As torneiras nunca permaneciam abertas mais que o necessário. E se tínhamos fazenda com açudes, que nos diziam pela altura o que faltava para o gado parar de beber, fechavam-se mais ainda as torneiras, enquanto ainda dava tempo. Quando chegamos à Bahia, que nos parecia o paraíso das águas, houve uma seca que afetou o sisal plantado, o que agora se repete, como ouvi de um fazendeiro. Não podemos brincar com a água e qualquer quantia no banheiro ou na cozinha faz diferença, principalmente quando o gado começa a morrer – o que vem acontecendo. Todo cuidado com a água que se gasta, é pouco. Nunca esqueci o que me disse um rio-grandense, como eu, em um curso de inglês que cursávamos em Londres; ele se queixava que não podia tomar banho. Eu lhe disse: “Podemos sim, é só deixar a água correr mais tempo”. “Mas é exatamente isso que eu não consigo fazer”, dizia ele. Ele sabia o que é atravessar uma seca. No livro Água, Reflexos na Arte da Bahia (Editora Caramurê), de minha autoria, 59 obras em pintura, fotografia, instalação e escultura são apresentadas nas160 páginas da publicação, que faz uma abordagem histórica da presença do elemento água nas artes visuais da Bahia.
Arte e Água_Jô FelixJô Felix – artista visual

A água, como substância indispensável à vida e elemento componente da maioria dos seres vivos remete à nossa própria existência. Somos um corpo fluido e dependente dela para sobreviver. A arte, igualmente, refere-se à nossa existência, necessitamos dela para uma vivência plena e, como nos diz (o poeta) Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Água e arte são elementos essenciais para o homem e, neste sentido, agregar a água como componente de minha produção artística me dispõe a considerá-la como um elemento do interstício. Assim, na série fotográfica Interstício, as imagens revelam uma significativa apreensão de um momento em que se impõe um espaço entre as estruturas que parecem precárias, mas são majestosas e secretas, e elaboradas por um ente superior. Nesses espaços, que escapam e se mostram quando o estado de contemplação atua, está o segredo que liga o humano ao natural. É nesse intervalo que se revela o substrato do ser e permite a quem o contempla a surpresa e o sentimento de pertencimento a essas estruturas.
Agua e Arte_Perícles MendesPéricles Mendes – artista visual

O mar sempre exerceu um fascínio sobre mim. Como artista visual, não tardou para que essa convivência influenciasse a minha poética, o meu imaginário. O hábito corriqueiro de contemplar e caminhar pela praia me possibilitou perceber o universo de costumes, tradições e valores da cultura que são agregados às águas do mar. Transformar essas observações/percepções em objetos estéticos requer um comprometimento emocional real, verdadeiro, uma entrega sensorial na qual só me interessa coexistir naquele instante de contemplação, renunciando o antes e o depois temporal. Então, só posteriormente a essa experiência de interação com o meio ambiente posso exteriorizar minhas abstrações/reflexões. Em dois momentos, usufruí da água como matéria-prima para a criação de ensaios fotográficos: Mar de alma (2007) e Aguadeiros (2009). No primeiro, registrei a rotina dos pescadores de Itapuã e a sua relação com o mar. A poética desse ensaio sustenta-se em um discurso visual, onde a imagem romântica é focada pela cor e pelo contexto de seus protagonistas, onde o oceano narra o ir e vir dos corpos. Em Aguadeiros, investiguei, de forma mais aberta, o cotidiano das atividades dos ribeirinhos com ás águas do Rio São Francisco.

One Response to “Água como inspiração artística”

  1. Confira as notícias publicadas em 06.06.13 | CBH São Francisco  Says:

    […] as obras da Adutora do Agreste – 05.06.13 Diário de Pernambuco Água como inspiração artística – 05.06.13 A Tarde On Line Fundação Zoo-Botânica oferece visita noturna ao Aquário […]

Leave a Reply